quarta-feira, 13 de março de 2013

Cuidando das unhas



Quem tem filha adolescente sabe do que estou falando.
Virou uma febre pintar as unhas de formas e cores diferentes. Aqui em casa eu não venço comprar esmaltes, acetonas e algodão.
Mas pra você que frequenta as manicures e salões vai uma dica muito importante.


Ao fazer a unha ou a depilação, você pode correr riscos que nem imagina. A falta de higiene nos materiais usados pode transmitir doenças simples, como micoses, até problemas mais graves, como, por exemplo, as hepatites B e C. Mas há como se proteger! Basta ficar de olho nos cuidados que o salão tem com a higienização, para cuidar da sua beleza sem prejudicar a saúde.

Atenção ao fazer as unhas

- Bacias para mãos e pés: se não forem higienizadas ou a água não for limpa, há o risco de contrair micoses ou infecções. Para evitar o problema, verifique se o salão usa um plástico descartável para revestir a bacia. E certifique-se de que a água é trocada a cada cliente.

- Lixas e espátulas: podem transmitir fungos, micoses e infecções nas unhas. Fique atenta, pois esses utensílios devem ser descartáveis e jamais reaproveitados.

- Alicates: a retirada da cutícula com instrumentos não esterilizados pode transformar as unhas em uma porta de entrada para fungos, bactérias e vírus. “O vírus continua presente no instrumento mesmo depois de lavado”, alerta Paulo Olzon, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Por isso, observe se os utensílios de metal são lavados com água e sabão e, em seguida, esterilizados em estufa ou autoclave – esterilizador que utiliza vapor a alta pressão - por, pelo menos, uma hora, em uma temperatura de 170ºC. 
Porém, segundo o infectologista, a única forma completamente segura é levar seu próprio kit à manicure. Para montar o kit, coloque em um nécessaire o alicate, afastador (para empurrar a cutícula), tesourinha, lixa e palito. “Depois de utilizá-los, leve-os para sua casa e lave todos os itens com água quente e sabão”, ensina o médico.

E para as adolescentes de plantão conheçam a nova linha do Boticário de esmalte magnéticos. Um show!

esmalte_boticario_black_crystal01
 O esmalte magnético possui em sua fórmula componentes especiais que em conjunto com o ímã que o acompanha, proporcionam um design exclusivo para as unhas”. Por isso, o imã não funciona em outros esmaltes e também é preciso que o esmalte ainda esteja molhado na unha, se já tiver secado na hora de você aproximar o imã, não dará o efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, gostaria de saber sua opinião!